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Voz: a aliada da boa comunicação

Uma postura profissional elegante se torna indispensável para abrir caminhos num mundo cada vez mais ríspido. Todo médico deseja uma secretária que lhes assegure maior êxito pessoal e profissional ao se relacionar com seus clientes.

Como foi dito anteriormente, a primeira impressão é a que fica. E, quando se trata de atendimento, a primeira impressão de um cliente, vai determinar como vai ser o relacionamento dele com o seu médico. Sendo assim, podemos dizer que, o atendimento em si é algo que envolve todos os sentidos: audição, visão, tato e olfato.

O conjunto desses sentidos nos leva a uma conclusão sobre o contexto em que estamos envolvidos. E quando se trata de linguagem corporal, o tom de voz é essencial para que uma boa comunicação aconteça. Ao telefone, principalmente, quando ambos não conseguem se ver, um tom de voz adequado, uma boa dicção e uma terminologia correta, faz com que o cliente se sinta importante e está tratando com alguém competente, que representa muito bem o seu médico ou a Instituição para o qual trabalha.

Ao tratar com o cliente, incialmente, faça uma saudação, crie um padrão de atendimento, faça apenas perguntas necessárias e não o deixe muito tempo esperando. Pense nos detalhes, na boa educação, demonstre interesse pelo cliente, chamando-o pelo nome. Isso mostrará aos clientes que você, seu médico e sua empresa se importam com eles.

Use palavras com coerência, evitando termos técnicos. Cuide da sua voz. Fale pausadamente e use um tom de voz agradável. Jamais demonstre pressa ou impaciência. Seja proativa. Você está ali para servir.


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