PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha


Cuidados com a imagem pessoal no consultório


No ambiente de clínicas e consultórios médicos, o contato com o cliente é a essência do trabalho, tornando os cuidados com a imagem profissional um elemento de elevada importância. É preciso ficar claro que a imagem profissional é composta por inúmeros fatores entre eles: linguagem utilizada, conhecimento, inteligência emocional, postura geral no trabalho e cuidados com a aparência.

É importante que a equipe adote comportamentos que procurem dar uma atenção especial aos diversos aspectos que envolvem os cuidados com a aparência pessoal, procurando imprimir uma imagem de profissionalismo, seriedade e cuidado com a imagem. No caso da mulher, o uso de maquiagem e o cuidado com os cabelos são elementos de grande importância na composição de uma aparência com impacto positivo no atendimento aos pacientes nas clínicas.

O mau uso da maquiagem e mesmo do preparo do cabelo para o trabalho com certeza se transforma em um elemento de grande negatividade na imagem, transformando-se num verdadeiro “gol contra”. Mas qual é a fórmula do equilíbrio e da adequação da maquiagem e do cabelo num ambiente do trabalho na área da Saúde?

Como estes não são fatores passíveis de respostas matemáticas, mensuráveis numericamente, o caminho é definir os adjetivos da imagem que se quer transmitir e a partir daí traçar as possibilidades. Podemos dizer que a imagem deve transmitir: seriedade, discrição, bom gosto, serenidade, simpatia, higiene e profissionalismo. Com base nestas informações, podemos tentar resumidamente traduzi-las em ações da seguinte forma:

(1) uso de maquiagem discreta e suave evitando-se cores fortes;

(2) cabelos impecavelmente arrumados sem improvisações, o que criaria aparência de falta de cuidado com a imagem;

(3) os cabelos compridos devem manter-se preferencialmente presos;

(4) cabe mencionar que as unhas devem merecer uma atenção especial e constante na área da Saúde, mantendo-se curtas, limpas e optando-se pelo uso de esmaltes claros ou transparentes.

Cada um deve usar o seu bom senso para criar dentro de seu estilo pessoal uma imagem adequada ao seu ambiente de trabalho, mantendo-se afastada de visuais que tendem para o exótico ou excessivamente moderno, inclinando-se mais para o visual comportado, discreto e cuidadoso. É importante lembrar que esses cuidados devem ser incorporados na rotina do dia a dia de cada profissional, e não ser uma ação ocasional.

Dessa forma, será possível que eles realmente passem a fazer parte da imagem que cada um quer imprimir no ambiente de trabalho. Os cuidados com cabelo e maquiagem sozinhos não são suficientes. É a harmonia de todos os comportamentos ligados ao trabalho e a presença deles dia após dia que tornarão consistente a imagem da profissional. Em uma frase carregada de sentido real, Napoleão Bonaparte disse: “Mulheres têm duas grandes armas: lágrimas e maquiagem”.



< VOLTAR

Últimas