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O impacto das palavras no relacionamento com o cliente

Na área médica, a comunicação verbal constitui-se num poderoso instrumento de trabalho. Ela é a ferramenta com a qual a equipe realiza a troca de informações com o cliente. A comunicação é, talvez, um dos pontos mais críticos e complexos no relacionamento humano e um melhor domínio dessa área pode ser considerado como um grande desafio para os profissionais de qualquer área, mas, para aqueles que trabalham com atendimento, é uma questão de sobrevivência.

O grande problema é que essa não é uma ferramenta precisa, uma vez que, ao nos comunicarmos, muitas vezes o interlocutor não compreende “exatamente” aquilo que queríamos transmitir, e esse é o ponto crítico deste processo. Assim, se o outro não reage como você espera, são necessários ajustes sucessivos na sua habilidade de comunicação, procurando incansavelmente desenvolver-se no uso das palavras, o que, com certeza, é uma tarefa que jamais estará pronta, pois é um processo contínuo, onde passamos nossa vida aprendendo com os erros e acertos do dia a dia.

Situações como essa ocorrem com muita frequência, com inúmeras palavras e contextos que levam o cliente a criar, dentro de si, sentimentos negativos em relação ao médico e sua equipe. Tais sentimentos certamente contribuem para que a busca de um relacionamento estável e duradouro com o cliente possa não se concretizar de maneira efetiva. É preciso, então, que a equipe busque na linguagem palavras que possam trazer impactos positivos no relacionamento com o cliente, o que certamente só trará benefícios.



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