PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

Como se vestir no ambiente de trabalho? - Parte 2

Por Priscila Fonseca


Secretárias podem usar que tipos de acessórios? Esmaltes de cores escuras são uma opção correta? E os cabelos, como devem ser arrumados? Para descobrir mais sobre como construir uma boa imagem pessoal e corporativa, que transmita credibilidade, confira a segunda e última parte da entrevista com a consultora Marcele Goes, que está à frente da “Estilo Sob Medida”, uma empresa especializada em consultoria de imagem pessoal e corporativa. O trabalho é realizado literalmente sob medida, tanto para o público feminino quanto para o masculino.

DOC - Xales, pashminas e lenços podem ser usados?

Marcele Goes: Se for um cachecol, que não seja aqueles com lã super volumosa, que quase não permitem ver o rosto da pessoa. A lã deve ser maleável e o modelo da peça, discreto. A mesma coisa para os lenços: se tem uma estampa grande e chamativa, deve ser evitado. Dê preferência a estampas menores e simples. Todos os itens que entram para enfeitar o look devem ser suaves, nunca aparecendo mais que a própria pessoa.

DOC - Cabelos - Qual é a melhor maneira de apresentá-los na recepção?

MG - Alguns locais recomendam que, na recepção, os cabelos sejam presos por completo. Nesses casos, é preciso pensar em um acabamento, pois, ao lidarmos com as pessoas somos tridimensionais. Se for um rabo de cavalo, é importante que não seja muito alto – pois aparenta um estilo mais esportivo – e sim no meio da cabeça ou baixo, com um acabamento em volta do elástico que a pessoa usa para prender – passar em volta dele uma mechinha do próprio cabelo, prendendo com um grampo que fique escondido, por exemplo. Em lugares onde não se exige que o penteado seja todo preso, a pessoa pode fazer um meio preso, algo que não deixe o cabelo cair no rosto. O que não é legal é o cabelo ficar caindo no rosto e a pessoa passar a mão a todo o momento para retirá-lo, pois essa atitude não transmite credibilidade – soa como se a pessoa tivesse se mostrando para a outra. Por fim, é preciso ter cuidado com raízes aparentes e com a higiene, não esquecendo que o cabelo sujo fica perceptível, mesmo quando preso. Por isso, é preciso lavar o cabelo de acordo com o tipo de oleosidade que possui.

DOC - As mãos se destacam no atendimento ao paciente. Quais esmaltes são mais indicados e quais devem ser evitados?

MG - O ideal, em um ambiente de saúde, é usar tons claros, que demonstrem higiene. As unhas precisam estar com um comprimento médio, com aparência de bem cuidadas, sem necessariamente estarem “feitas”. Além disso, é ideal usar um creme para hidratar as cutículas. Em locais onde não há restrição de cor, a secretária pode utilizar esmaltes em tons escuros, sem sair dos neutros, como vinho e marrons bem escuros.

DOC - Qual é a melhor maneira de utilizar bijuterias, joias e acessórios?

MG - ?Os acessórios para a secretária devem ser sempre discretos. Não precisam ser muito pequenos, mas compatíveis com a estatura da pessoa e pouco chamativos. Devem-se evitar materiais como?plástico, resina, penas, miçangas, muitas pedras de strass juntas; não use também pulseiras em excesso, aquelas barulhentas (que ficam correndo no braço e batendo uma na outra conforme a pessoa se movimenta) e as bijuterias que têm uma parte ligada à outra por correntes (como pulseiras com anel junto ou brinco bolinha com ear cuff agregado). Os materiais mais adequados ao ambiente de trabalho são os metais (prata, dourado, rosê, grafite), as pérolas e as pedras brasileiras pequenas.

DOC - Quais calçados são mais indicados para o trabalho na recepção?

MG - Sempre com a frente fechada, preferencialmente o formato scarpin, pois o ideal é que se revele o menos possível dos pés. A dica é buscar um salto que não seja tão alto, quadrado e mais grosso, que leva a uma postura mais ereta sem tirar o conforto.

DOC - Quanto à maquiagem, como ela deve ser?

MG - Nos olhos, uma cor que não fica pesada para ninguém e é bastante democrática é o marrom. Se a pessoa é loira e tem um tom de pele mais claro, ela pode usar tons de marrom bem suaves. Se a pele é clara, mas o cabelo é escuro, já pode usar um marrom mais profundo. De modo geral, quando se esfuma o marrom para finalizar a maquiagem, ele fica parecendo uma sombra criada pela luz, por isso é a cor mais recomendada. A mesma coisa na parte clara da maquiagem: se a pessoa é mais morena, do tipo bronzeada, deve usar um tom um pouco mais escuro de bege para um efeito perolado. Se é negra, deve usar sombras com tons mais claros, para destacar e abrir aquele ponto da maquiagem. Sempre usar tons neutros, entre os beges e os marrons.

< VOLTAR

Últimas