PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

O que o médico espera da secretária?

Por Marcello Manes


Atualização profissional já deixou de ser uma opção e tornou-se uma condição para o exercício da profissão em todas as áreas. Quando a própria secretária tem a iniciativa de realizar cursos ou então se preocupa em estar sempre atualizada, fica evidente a satisfação do médico por ter alguém em sua equipe tão dedicada e capacitada para ajudá-lo. É o que incentiva a especialista em Administração Hospitalar, Ângela Maria Aly Cecílio. Leia, a seguir, a entrevista:

Quais características uma secretária precisar ter para ser bem sucedida?

Ângela Maria Aly Cecílio – Conhecer suas funções para executar as tarefas corretamente e com autonomia, além de complementá-las principalmente com iniciativa, empatia e bom humor. Ela deve manter o seu conhecimento atualizado através de leituras diferenciadas, palestras, cursos e reuniões com gestores.

Você também é cirurgiã. De que forma as secretárias podem ter uma boa relação com os médicos no dia a dia?

AMLC – Cumprindo as tarefas com dedicação, iniciativa, organização, disciplina e responsabilidade, de forma ética e profissional. Ela precisa ter atenção ao repassar recados e informar os pacientes, além de verificar prontuários, exames de laboratório e, principalmente, dar importância à queixa do paciente e relatá-la ao médico. É fundamental que a secretária localize o médico antes de ter a inciativa em resolver um problema.

E por falar em paciente, como a relação médico-secretária influencia o seu atendimento?

AMLC – Trabalhar com o próximo e para o próximo é uma das tarefas gratificantes. O trabalho em equipe (médico, secretária e auxiliares), harmônico e responsável, torna o serviço ainda mais visível ao paciente. Basta prestar atenção a ele, checar suas reclamações e monitorar os retornos dos clientes. Uma boa dica é colocar uma caixa de sugestões na recepção.

Como o médico pode ajudar o crescimento profissional de sua secretária?

AMLC – É muito importante que o médico esteja atento ao trabalho que a sua secretária desempenha. Promover a educação continuada é fundamental para o crescimento pessoal e para o aumento da eficiência no trabalho.


< VOLTAR

Últimas