PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

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Conheça melhor o cliente

por Renan Peixoto

Hoje, o dia a dia de trabalho de uma secretária de consultório médico envolve muitas tarefas, como contato com operadoras de saúde, organização de documentos e, claro, a atenção dispensada aos pacientes. A secretária é o cartão de visitas do consultório, pois é ela quem faz o primeiro contato com os pacientes. Cabe a ela orientá-los e auxiliá-los no que for preciso, antes e após as consultas. Antes do atendimento médico, por exemplo, os pacientes passam pela sala de espera, e esse é um bom momento para a secretária conhecê-los melhor.

Há quem diga que trabalhar com atendimento é uma arte, pois é um serviço que exige muita atenção e compreensão de quem o faz. Uma vez que você consegue entender as necessidades do paciente, você já terá conquistado meio caminho para um bom atendimento. Entretanto, caso haja algum ruído, negligência ou falta de educação e paciência, os danos a sua imagem e a do consultório podem ser grandes. Pensando nisso, uma das maneiras de entender o paciente é observando o seu tipo psicológico.?

Existem, basicamente, seis tipos psicológicos de clientes: o formal, o calado, o apressado, o grosseiro, o chato e o tranquilo. De acordo com cada tipo, a recepção pode oferecer diferentes formas de atendimento a fim de aumentar a satisfação com o serviço prestado.

Conheça os tipos de clientes:

Formal – sério, cerimonioso, exige respeito e dá pouco espaço para intimidades

Calado – tímido, reservado, não deixa seus sentimentos transparecerem

Apressado – fala bastante, mas não tem facilidade em tomar decisões

Grosseiro – agressivo, arrogante, indelicado, insensível e muito exigente?

Chato – Muito teimoso, gosta que tudo seja explicado com bastante calma

Tranquilo – Ouve com naturalidade o que é dito, pensa de maneira ponderada

Visualizando o tipo de cliente que está na sua frente isso se torna uma vantagem na hora de atender. Cada tipo requer uma atenção e um tratamento diferente. Assim, o paciente sai satisfeito com o atendimento e o serviço prestado será reconhecido por ele.

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