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Acerte na apresentação pessoal no consultório

Por Gabriela Lopes


A comunicação na recepção nem sempre acontece apenas por meio do contato telefônico. Quando o paciente chega até o consultório ele notará uma série de detalhes – da sala de espera até a sua aparência. Sabemos que o visual pode falar por nós e indicar traços de nossa personalidade. Daí a importância de sua apresentação pessoal. Ela pode influenciar o fator de satisfação dos pacientes. Por isso é preciso dar atenção a alguns aspectos relacionados à aparência. Alguns deles já conhecidos por você, mas que valem a pena serem relembrados. São eles:

- Cabelos: Devem estar sempre bem cuidados, limpos, penteados e arrumados. Ninguém gosta de ser surpreendido por uma recepcionista desarrumada. O descuido pode ser interpretado como desleixo. Para cabelos muito compridos, o ideal é prendê-los com presilhas ou prendedores discretos, que evitem cores vibrantes, laços grandes ou acessórios muito chamativos. É importante salientar que os cabelos presos transmitem ideia de asseio e seriedade. Outra recomendação é o uso moderado de gel.

- Saúde bucal: Assim como os cabelos, os cuidados são essenciais. Afinal, é você quem se comunica com os pacientes durante o atendimento. Escove os dentes todas as vezes que comer algo. O uso do fio dental também é importante para garantir uma higiene bucal completa. Outra observação importante é evitar mascar chicletes. Por alguns anos, gomas de mascar foram associadas à rebeldia. Pacientes mais conservadores tendem a associar esse hábito à irresponsabilidade, imaturidade e até mesmo à insolência.

- Mãos, unhas, pernas e axilas: Manter-se asseada é a melhor alternativa para valorizar sua apresentação pessoal. Corte as unhas periodicamente, evitando deixá-las com um comprimento grande demais. Algumas pessoas têm aversão a este tipo de unha. O esmalte, se utilizado, deve ser discreto. A recepcionista precisa estar ciente de que não está ali para chamar a atenção pela sua aparência e sim, pelo atendimento que oferece. Nas mãos e pernas, é recomendável utilizar hidratante para que a pele não fique ressecada pelo ambiente climatizado. Em relação às pernas, o ideal é mantê-las depiladas. O uso de meias finas, como meias ¾ ou a meia-calça, também é indicado, pois confere elegância. Há também a necessidade de cuidar das axilas, que precisam estar sempre depiladas. O uso diário de desodorantes evita odores desagradáveis. Além disso, é importante verificar periodicamente se não há marcas de suor ou de desodorante na roupa, próximo à região das axilas. Se necessário – e possível – troque a camisa. Marcas de suor evidenciam falta de asseio pessoal.

Felizmente, com o passar dos anos, as pessoas tornaram-se mais autênticas na escolha do que vestir e de como se expressar por meio de sua imagem. Por isso, nas próximas semanas você vai conferir uma série especial de matérias sobre Dress Code no trabalho. Trata-se do “código de vestuário”, em sua tradução literal, no qual as empresas vêm investindo para que seus funcionários traduzam a imagem da empresa na forma de se vestir. Além disso, você receberá também dicas de maquiagens e do uso adequado de bijuterias, joias e acessórios na recepção. Até lá!


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