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Como construir uma boa relação com o seu chefe?

Para um bom atendimento em uma clínica ou consultório, não basta que o médico ofereça um tratamento eficiente. É preciso, também, que a recepcionista esteja disposta a atender bem os pacientes. Assim, as duas coisas devem acontecer para que o atendimento seja de excelência.

O atendimento em um consultório depende não só do médico, mas também da linha de frente: é preciso haver um trabalho conjunto entre os dois. Caso isso não aconteça, a qualidade do serviço tende a diminuir.

Um relacionamento entre chefe e funcionário nem sempre é amigável. Muitas vezes, o médico se sente em uma posição desagradável ao exigir algo da recepcionista, assim como a secretária pode não se sentir bem ao ser cobrada pelo médico. No entanto, o que precisa ser observado é que se trata de uma relação profissional. Nesses casos, o respeito mútuo é essencial para a prestação do atendimento adequado aos clientes (veja, na matéria seguinte, os quatro pontos fundamentais para uma relação de respeito mútuo).

Além dessa característica principal, outras precisam ser valorizadas entre o médico e a recepcionista: a ética profissional, a compreensão do outro, o comprometimento com a instituição e a motivação no trabalho. Esses pontos ajudam a melhorar o relacionamento com o médico e, consequentemente, o atendimento oferecido poderá ser mais bem avaliado pelos pacientes.

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