PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

Os 7 pilares da ética profissional

Para saber o que é a ética profissional, é importante entender o que vem a ser ética. O Dicionário Aurélio explica que ética é “O estudo de juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Outra definição mais simples, é que ética nada mais é que a ciência da moral. Portanto, ético é aquele que segue uma conduta socialmente correta.

Ética é a conduta que se espera de uma pessoa. Em geral, ela é determinada por valores sociais e culturais. De uma recepcionista, é esperada uma conduta de lealdade ao médico e ao consultório. Por isso, sua ética frente aos pacientes deve ser de “vestir a camisa” do trabalho, evitando críticas ao médico ou outros funcionários do consultório e tomando para si a responsabilidade de receber bem os pacientes.

Veja a seguir algumas atitudes que devem ser colocadas em prática no dia a dia a fim de colocar a ética em evidência:

1 - Mostre-se uma pessoa verdadeira em suas atitudes. Seja sempre sincera e coerente com o que diz e com?o que faz.

2 - Não utilize “dois pesos e duas medidas” em seu dia a dia, tanto com os pacientes quanto com aqueles que trabalham com você.

3 - Não critique o médico ou outros funcionários na frente dos pacientes. Isso demonstra insatisfação com o trabalho e, por consequência, irritação ao atendê-los.

4 - Se o paciente deseja criticar o médico, procure mostrar que algo pode estar errado e que logo será consertado. É preciso demonstrar lealdade ao consultório onde você trabalha.

5 - Evite jogar todas as responsabilidades para o médico. Se o paciente tem uma dúvida simples, que não esteja relacionada a nenhuma doença ou tratamento, auxilie-o. Por garantia, peça para confirmar a informação com o médico durante a consulta.

6 - Caso não tenha certeza sobre uma informação, seja sincera. Diga ao paciente que procurará uma resposta para o seu questionamento ou peça que ele esclareça sua dúvida com o médico, que está mais apto a auxiliá-lo.

7 - Honestidade é fundamental para se mostrar uma profissional ética. Quando o médico se atrasar, por exemplo, não invente desculpas. Explique aos pacientes o motivo correto do atraso. Se você mentir, o cliente pode, posteriormente, descobrir o verdadeiro motivo e uma situação desagradável é gerada.

< VOLTAR

Matérias Relacionadas

Últimas