PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

Os quatro itens que compõem a motivação

Por Thiago Theodo

A motivação é a arte de inovar, agir e melhorar. Para que isso aconteça, é necessário ter comprometimento com o trabalho e suas funções, além de gostar do que faz. Se você acorda todos os dias pensando: “Odeio ter que ir trabalhar”, talvez deva repensar a vida e seguir outro caminho. Estar entusiasmado com suas atividades é imprescindível para alcançar o sucesso. É importante buscar sempre mais conhecimento, aprimorar suas funções e, quando for preciso, se reinventar. E, para mudar, é necessário estar motivado.

Quando o assistente tem motivação, atende melhor, cumpre suas tarefas com mais afinco e entusiasma as pessoas a sua volta, inclusive o médico, e acaba contribuindo para o maior comprometimento de todos com o consultório. É contagiante chegar ao trabalho e ter pessoas com astral elevado, otimistas, comprometidas e buscando sempre o melhor ao seu lado. Todos acabam “contaminados”.

São quatro os itens principais que compõem a motivação: o otimismo, a autoconfiança, a perseverança e o contágio. Todos eles são ingredientes que qualquer pessoa motivada possui. Trabalhe sempre essas características em você e o sucesso estará cada vez mais próximo.

- Otimismo: é estar sempre disposto a enxergar o lado positivo das coisas. Por mais que a situação não pareça fácil, é sempre importante esperar um desfecho favorável. Ser pessimista não ajuda em nada, pelo contrário, apenas atrapalha e te desmotiva a realizar seus objetivos.

- Autoconfiança: se você não puder acreditar em si mesmo, quem acreditará? A autoconfiança é imprescindível a qualquer pessoa. Não veja como falta de modéstia. É importante saber nossos defeitos, mas não é pecado enaltecer nossas qualidades. Estar confiante de que se pode realizar algo é o primeiro passo para se ter sucesso em suas atividades.

- Contágio: é contagiante ver alguém feliz, com o astral elevado, otimista e comprometido com seus objetivos, da mesma forma que conviver com pessoas tristes, deprimidas e desmotivadas. Portanto, nada melhor do que ser aquela pessoa motivada, que deixa todo mundo para cima. Ao demonstrar motivação, você contribui com todo o seu ambiente de trabalho.

- Perseverança: tudo é impossível até que alguém realize. Quase tudo que hoje nos parece normal, um dia foi considerado loucura. Por exemplo, em um passado distante, ninguém acreditava que poderia existir energia elétrica, automóveis, computadores, internet, entre outras coisas. Acredite no improvável, no impossível, e permita-se ir aonde ninguém ainda foi.

Otimismo, autoconfiança, perseverança e contágio são elementos imprescindíveis para quem pretende atingir o sucesso. É claro que nenhum ser humano é perfeito e, nem sempre, conseguimos ser positivos o tempo todo, mas essas são características que podem - e devem - ser trabalhadas. Muitas vezes, nossa mente é o nosso maior obstáculo e é preciso saber confrontá-la. Não permaneça inerte. Procure sempre evoluir, buscar mais e ultrapassar seus limites.

< VOLTAR

Últimas