PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

Ministério da Saúde alerta que mais da metade da população está acima do peso

Em uma pesquisa sobre obesidade realizada em 2014 pelo Ministério da Saúde, constatou-se que 52,5% da população brasileira adulta está com excesso de peso, um crescimento de 23% em relação há nove anos, quando o levantamento apontou o número de 43% de cidadãos com sobrepeso, dos quais, 17,9% possuem obesidade.

Fatores de risco para as doenças crônicas têm acompanhado este crescimento. Em 2014, o diagnóstico de excesso de colesterol foi declarado por 20% dos entrevistados. No Brasil, as doenças crônicas causam cerca de 700 mil mortes por ano, o equivalente a 72%, conforme pesquisa Vigitel, que entrevistou 40.853 pessoas nas capitais e no Distrito Federal entre o período de fevereiro e dezembro do ano passado.

A incidência do sobrepeso é maior entre os homens. De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, são 56,5% acima do peso. Já nas mulheres, o índice é de 49,1%. Há também uma variação conforme a taxa etária: a taxa é alta entre pessoas de 18 a 24 anos (38%), mas bem menor que a da população de 45 a 64 anos, que é de mais de 61%.

Fonte: Estadão

< VOLTAR

Últimas