PROGRAMA QUALIDADE NA RECEPÇÃO

CADASTRE-SE Lembrar senha

Vida saudável reduz riscos de demência

Controle de diabetes, pressão arterial, assim como parar de fumar e reduzir o risco cardiovascular são medidas que podem ter um importante papel na prevenção de demências em idosos. A informação consta do relatório global de Alzheimer, publicado recentemente.

O relatório afirma que a diabetes aumenta o risco de demência em 50%. A obesidade e a falta de atividade física são fatores de risco para a diabetes e a hipertensão, por isso deveriam ser alvo de ações, aponta o documento que foi produzido por uma equipe de pesquisadores do King`s College London.
Além disso, o estudo revela que aqueles que têm mais oportunidades de educação têm menos chances de desenvolver o problema ao longo da vida. Evidências sugerem que a educação não tem impacto em mudanças cerebrais que levam à demência, mas ela impacta o funcionamento intelectual.

“Enquanto a idade e a genética são parte dos fatores de risco para demência, não fumar, ter uma alimentação saudável, fazer exercícios e ter uma boa educação ajudam a deixar o cérebro ativo. Pessoas que já têm demência, ou sinais dela, também podem fazer algo, que podem ajudar a diminuir a progressão da doença”, lembrou diretor global sobre cuidados da demência do Bupa, Graham Stokes.

Fonte: Jornal O Globo

< VOLTAR

Notícias Relacionadas

Últimas